Símbolo da Engenharia Civil

A Minerva como Símbolo da Engenharia

Muita gente pergunta o motivo da Minerva ser escolhida como símbolo para a maioria dos cursos de Engenharia no Brasil. Bem, resposta fácil para isso não tenho, mas podemos ver inúmeras razões.

Primeiro, para os que ainda não sabem, a Minerva é a equivalente romana da deusa grega Atena. Minerva era filha de Júpiter, que após engolir a deusa Métis (Prudência), com uma forte dor de cabeça, pediu a Vulcano que abrisse sua cabeça com o seu melhor machado, de onde saiu Minerva. Já adulta, portando escudo, lança e armadura, passa a ser considerada uma das três deusas virgens, ao lado de Diana e Vesta.

Por ter saído da cabeça de Júpiter, Minerva passa a ser conhecida como a deusa da sabedoria, das artes e da estratégia de guerra.

Além disso, Minerva é sempre representada com um capacete na cabeça, escudo no braço e lança na mão, porque era a deusa da estratégia de guerra. E sempre tendo junto de si um mocho e vários instrumentos matemáticos, por ser também deusa da sabedoria. Por isso, acabou sendo alçada a símbolo oficial dos engenheiros.

A Escola Politécnica de São Paulo, uma das mais tradicionais escolas de engenharia do Brasil, tem como símbolo a Minerva. Na sua página comparecem algumas das inúmeras ilustrações dessa simbologia ao longo de sua história.

Um comentário:

  1. Ou seja ela simboliza todas as engenharias, mais especificamente a civil pelo q vejo, a engenharia de produção colocando só a engrenagem tá sendo representada?

    ResponderExcluir